Projetos

4 lições para garantir a lucratividade de projetos

4 lições
Escrito por João Paulo Beluca

A lucratividade de projetos deve ser um dos principais objetivos para qualquer negócio, independentemente do seu tamanho ou faturamento. Com uma boa margem de lucro é possível investir em novos equipamentos, nos funcionários ou em qualquer outra coisa.

Para garantir uma boa lucratividade é necessário fazer duas coisas: saber precificar corretamente os projetos e eliminar todos os custos desnecessários. Assim, independentemente do tamanho do trabalho, os resultados serão épicos.

Continue a leitura deste post e conheça 4 dicas para garantir a lucratividade de projetos. Boa leitura!

1. Precifique corretamente os seus projetos

A lucratividade de projetos não depende apenas de cortar gastos, mas também de saber precificar o trabalho que você se propôs a fazer. Bob Fifer, economista americano, diz que é necessário saber cobrar o máximo possível sem perder um único cliente.

Mas como fazer isso de forma eficiente? O segredo é fazer uma boa pesquisa de mercado. Pergunte aos clientes que fazem parte do seu público-alvo qual valor eles estão disposto a pagar pela execução de determinado projeto. Obtenha o máximo de feedbacks possíveis.

Além disso, também é possível definir os valores com base na concorrência. Faça uma boa análise dos seus concorrentes, veja os preços que praticam e quais benefícios eles oferecem. É possível fazer esse monitoramento pelas redes sociais, pelo site ou por meio de clientes ocultos.

2. Planeje minuciosamente as atividades-chave

Ter um bom planejamento é essencial para garantir um projeto lucrativo e bem-sucedido, afinal, sem isso, tudo pode desandar e os resultados serão catastróficos. Planejar é saber o que fazer, como fazer e quando fazer, focando sempre nos resultados desejados.

Essa é a primeira fase de qualquer gestão de projetos, e nela deve-se buscar as possíveis soluções para o problema do cliente e levantar os recursos que serão utilizados para sua execução. Quanto mais bem planejado, melhor e mais lucrativo será o projeto.

Esse planejamento demanda um bom cronograma das atividades-chave, criando um passo a passo claro e realista. Assim, é possível evitar erros, otimizar os resultados e elevar os lucros envolvidos com o trabalho que será realizado.

3. Elimine todos os custos dispensáveis

É realmente indispensável conhecer cada custo envolvido, pois assim é possível gerenciá-los de maneira individual e, se necessário, eliminá-los para garantir uma melhor margem de lucro.

Na gestão de projetos, os custos podem ser especialmente divididos em: custos de mão de obra e custos com materiais. Entenda melhor cada um:

  • os custos de mão de obra são aqueles que envolvem os profissionais que trabalham diretamente com o projeto, tais como: salário, encargos salariais (férias, décimo terceiro, FGTS etc.), uniformes e treinamento;

  • os custos com materiais são aqueles que envolvem os itens que precisam ser usados diretamente para a execução do projeto, como as peças, produtos ou componentes. Todos devem ser identificados.

Elimine o máximo de custos possível, desde que isso não influencie na qualidade final do trabalho e não interfira no prazo combinado para a entrega.

4. Acompanhe pessoalmente a execução das etapas

Além de tudo, é necessário acompanhar as etapas do projeto que está sendo realizado e ter certeza que tudo está saindo conforme o planejado. Com isso, é possível mitigar os erros e, consequentemente, as despesas relacionadas ao assunto.

Para isso, é indispensável ter um bom sistema de gestão de projetos, que ofereça um dashboard e relatórios contínuos. Com o software, é possível acompanhar a evolução de entrega, os custos e os trabalhadores envolvidos com a atividade.

Essas são as principais lições para garantir a lucratividade de projetos. Precifique corretamente seu trabalho, elimine todo gasto desnecessário, planeje minuciosamente as atividades-chave e acompanhe a execução das etapas. Assim, o lucro é garantido.

Agora que você já sabe como garantir a lucratividade de projetos, aproveite para receber conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail. Assine nossa newsletter!

ebook_vendas_gestao_projeto

Sobre o autor

João Paulo Beluca

Deixar comentário.