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Cálculo de ROI: entenda como isso pode impactar seus negócios

Ilustração sobre cálculo de ROI
Agatha Vieira
Escrito por Agatha Vieira

Em tempos de crise, sabemos que uma das primeiras alternativas escolhidas por muitas empresas é o corte de gastos. Muitas vezes é necessário eliminar custos que, aparentemente, não estão trazendo retorno para o seu negócio. Porém, é preciso cuidado para que não sejam retirados investimentos de áreas estratégicas para o crescimento. 

A única forma de escolher corretamente quais ações devem continuar sendo realizadas por sua empresa é enxergar quais são as estratégias que dão resultados e são capazes de aproximar o negócio de suas metas.

Por isso, conhecer o cálculo de ROI e saber como aplicá-lo em suas ações pode ser uma ferramenta muito importante no momento de decidir o que deve ser priorizado em termos de investimento financeiro. Vamos te ajudar, neste artigo, a entender o que é, e como utilizar essa métrica para o sucesso de seu negócio. Confira!

Afinal, o que significa ROI?

Do inglês return on investment, o cálculo de ROI, ou retorno sobre o investimento, é um indicador utilizado para medir os rendimentos obtidos a partir de uma determinada quantia de recursos investidos em uma ação. Trocando em miúdos, quer dizer o quanto de dinheiro sua empresa está ganhando ou perdendo a cada investimento realizado.

Levando em conta os resultados obtidos com o cálculo de ROI, é possível avaliar como determinadas estratégias estão contribuindo para os resultados da empresa, e identificar o prazo em que será obtido retorno financeiro a partir dessas iniciativas. Com isso, você poderá ajustar metas comerciais, motivar mais a equipe ou realizar corte de despesas de maneira assertiva, conhecendo quais são as maiores fontes de lucro de sua empresa.

Entenda como é feito o cálculo

Existem fórmulas variadas para se calcular o ROI, e os fatores dependem da complexidade dos dados envolvidos. Entretanto, a maneira mais simples de realizar o cálculo é:

ROI = (receita do investimento – custo do investimento)/custo do investimento

Para obter o resultado em porcentagem, basta multiplicar o resultado por 100.

Essa fórmula pode ser utilizada para calcular a lucratividade do negócio de maneira geral, ou sobre áreas/projetos individualmente. Receita, nesse contexto, é toda a quantia arrecadada com as vendas. Se você estiver calculando o ROI de uma ação específica, é muito importante que considere apenas o valor levantado por aquele segmento específico. Da mesma forma, os custos são todas as despesas necessárias para tornar possível o investimento que está sendo avaliado.

Muito utilizado como métrica no Marketing, por exemplo, você pode calcular a lucratividade do departamento como um todo, ou de ações isoladas como campanhas de e-mail marketing, investimento em redes sociais, google adwords, etc., para saber em quais você deve continuar investindo, ou quais devem ser revistas.

Saiba como avaliar os resultados

Ao avaliar os resultados de determinada ação, ou de sua empresa de maneira geral, é preciso ter cuidado para que o resultado obtido não seja levado a ferro e fogo, já que o ROI possui algumas limitações, como por exemplo, não levar em consideração o tempo de duração do investimento.

Além disso, o ROI também não leva em conta a sazonalidade, que é um fator muito influente nos resultados. Dependendo da época em que realizar o cálculo sobre uma ação a longo prazo, por exemplo, você pode ter resultados positivos influenciados por determinados eventos pontuais.

Portanto, a partir dos resultados obtidos com o cálculo do ROI, é preciso fazer algumas reflexões: o que deixou de ser feito que pode ter influenciado no resultado? Os resultados de suas ações têm sido tão positivos quanto os dos seus concorrentes? Como está o desempenho de sua empresa quando comparado às demais empresas do setor?

Com isso, é possível enxergar quais fatores intervieram nos resultados, mesmo que estes tenham sido negativos, e avaliar se vale a pena ou não continuar investindo esforços em determinadas ações.

É possível aplicar o cálculo de ROI aos investimentos na área de T.I.?

Sabemos que as melhorias proporcionadas pelos investimentos de sua empresa na área de T.I. podem parecer intangíveis, dificultando a mensuração dos retornos obtidos. Entretanto, com um pouco mais de detalhes você conseguirá fazer o cálculo de ROI de suas ações ligadas à tecnologia também.

Por exemplo, suponhamos que os atuais controles em planilhas com os dados de clientes potenciais clientes não tem mais sido suficientes para o sucesso da equipe comercial na prospecção de novos clientes, e por isso tem pensado em procurar por um sistema CRM, mas quer ter certeza de que o investimento valerá a pena.

Para isso, é preciso considerar todos os custos com a implantação, treinamentos e a quantia que será investida no valor da mensalidade. Para somar os benefícios, observe o desempenho da equipe após a migração para o novo sistema, isolado de outras interferências como alteração de preços, por exemplo. Apesar de serem fatores de difícil quantificação, você pode estimá-los como benefícios válidos que o uso do CRM ajudou a promover, e incluí-los no cálculo.

Dessa forma, você será capaz de quantificar, com maior precisão, o retorno financeiro que os investimentos com T.I. trazem para a organização, dando maior credibilidade às suas ações. Além disso, o cálculo de ROI serve para mensurar ações de diversas outras áreas da empresa, ou também dos resultados globais.

Certeza de retorno

Como no exemplo que citamos, um dos fatores que podem influenciar muito os resultados comerciais de sua empresa são as ferramentas que sua equipe tem disponíveis para auxiliá-la no relacionamento com clientes e prospects. Já que estamos falando de retorno sobre os investimentos, a venda é sempre o objetivo final para a garantia do crescimento de qualquer empresa.

Por isso, além de te ensinar a utilizar o ROI como métrica, temos um dica: O Procedo, uma solução integrada de CRM de Vendas e Gestão de Projetos pensado especialmente para empresas de serviços que possuem processos complexos de venda e que precisam administrar as atividades relacionadas à execução.

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