Casos de sucesso

O caso Kastro e como um CRM pode te ajudar a aumentar receita

Ariane Harbekon
Escrito por Ariane Harbekon

Fundada em 2008, a Kastro é uma empresa focada no desenvolvimento de soluções para automação industrial, representando a Panasonic no Brasil.

Presente em todos os estados do país, seu objetivo é entregar máquinas e equipamentos de alta qualidade, alinhada à sustentabilidade e melhor custo benefício para satisfazer, continuamente, as expectativas de seus clientes.

Com diversos produtos e soluções especializados, a Kastro chegou até a Procedo a partir da necessidade de refinar sua gestão comercial. Conheça, a seguir, os detalhes dessa parceria.

Vendendo mais e gerenciando melhor

Parceiros desde 2016, a Kastro chegou até a Procedo após perceber a necessidade de preservar um histórico confiável sobre sua carteira de clientes e prospects. Até então, não utilizavam nenhuma ferramenta especializada em gestão comercial, e mantinham as informações registradas em planilhas e e-mails.

Atualmente, mais de 10 usuários das áreas de Vendas e Engenharia conseguem interagir através do Procedo – graças ao diferencial de integração entre gestão comercial e gestão de projetos. Além disso, o Procedo também é integrado com o ERP utilizado pela Kastro, o SIGEM.

Com isso, além de garantir a efetiva aplicação da metodologia de vendas, a empresa também passou a monitorar o desenvolvimento dos projetos por meio do Procedo, conquistando maior integração e sinergia entre as equipes. O plano, inclusive, é de que em breve a área administrativa também seja incorporada à ferramenta.

Como relata Rafael Gomes, Supervisor Comercial da Kastro, a interação entre os usuários funciona muito bem, o que possibilitou que a equipe avançasse para um novo estágio: após aprender a utilizar os recursos da solução, já conseguem usufruir dos dados como ferramenta estratégica para a tomada de decisões.

Implantação e adaptação dos usuários

Classificando a ferramenta como “indispensável” para o cenário atual da empresa, Rafael relata que o processo de adaptação dos usuários aconteceu de forma muito tranquila.

Apesar de representar uma mudança cultural na forma como realizavam os processos até então, não houve resistência, pois os próprios usuários conseguiram enxergar os benefícios proporcionados pelo Procedo em suas tarefas. 

Segundo Rafael, o feedback da equipe é de que a ferramenta é muito intuitiva, com uma interface que proporciona facilidade no trabalho.

Principais ganhos

Segundo os relatos de Rafael, o Procedo proporcionou mudanças significativas em duas questões principais: tomada de decisão e comunicação entre a equipe.

Sobre a tomada de decisão, Rafael afirma que antes o que acontecia era que, muitas vezes, as escolhas tinham de ser feitas sem base em dados concretos. Agora, com a possibilidade de analisar todas as informações registradas, as decisões são tomadas de maneira estratégica. Assim, todo o trabalho da equipe comercial passou a ser baseado nas informações extraídas do Procedo.

Já a comunicação entre a equipe sofreu melhorias devido à possibilidade de interação entre os usuários por meio da mesma plataforma, com o registro de todas as informações compartilhadas, evitando ruídos ou perda de dados – o que é um grande avanço em uma carteira com mais de 1000 clientes ativos.

Resultados

Com todas as melhorias proporcionadas pelo uso da ferramenta, Rafael afirma que a adoção do Procedo alavancou as vendas da Kastro e, consequentemente, contribuiu para o aumento da receita – “é visível que o Procedo trouxe receita para a Kastro”, declara.

Um dos motivos é que muitas oportunidades deixaram de ser perdidas, já que o sistema possui funcionalidades que permitem, ao vendedor, saber em que situação se encontra cada prospect, e quais as ações devem ser realizadas em cada caso.

Além disso, o sistema também sinaliza sobre as propostas esquecidas, fazendo com que a equipe de venda consiga voltar ao trabalho de prospecção.

Sobre o suporte prestado pela equipe, Rafael também afirma estar satisfeito. Como relata, a equipe está em processo de melhoria contínua do uso do sistema, e sempre que há a necessidade de atendimento, acontece de forma satisfatória.  

A Kastro é mais um caso que comprova o quanto um processo comercial consolidado – apoiado por uma boa ferramenta – e a união entre as equipes podem promover impactos positivos, que levam a resultados muito significativos.

Se você quer saber mais, solicite contato de um de nossos consultores e entenda como o Procedo pode ajudá-lo a proporcionar benefícios para a gestão de sua empresa como um todo.

Sobre o autor

Ariane Harbekon

Ariane Harbekon

Marketing Response Representative da Procedo

Deixar comentário.