Casos de sucesso

Caso de sucesso: Procedo e Sementes Oeste Paulista (Soesp)

Ariane Harbekon
Escrito por Ariane Harbekon

Com mais de 30 anos de história, a Soesp iniciou suas atividades em 1985, sediada em Presidente Prudente. Sua história começou quando Itamar Alves de Oliveira – hoje o atual presidente da empresa – decidiu expandir os negócios da família no setor agropecuário.

Desde então, com o compromisso de oferecer aos produtores rurais do Brasil e do mundo o que há de mais moderno e inovador em sementes de pastagem, a empresa trabalha com a tecnologia Soesp Advanced, trazendo diversos benefícios no plantio e estabelecimento do pasto, além de se adequar perfeitamente ao sistema Lavoura-Pecuária-Floresta, que visa maior eficiência tanto agrícola, quanto ambiental.

Sob a missão de produzir e comercializar sementes de pastagens com máxima qualidade, sempre respeitando o homem e o meio ambiente, a Soesp se preocupa em oferecer informações técnicas fundamentais para uma formação adequada de pastagens e uso do solo.

Sua matriz conta com infraestrutura voltada à produção, beneficiamento, comercialização e desenvolvimento de novas tecnologias tanto para pecuária como para agricultura de baixo carbono.

Hoje, uma das maiores empresas no setor agropecuário do Brasil, a Soesp está presente em mais de 15 países, exportando para América Central e Latina, alguns países da África e mais recentemente para os Emirados Árabes. Com atendimento diferenciado e produtos de alto padrão, contribui para a posição atual do Brasil, que lidera os rankings de exportação de sementes forrageiras.

A parceria Soesp e Procedo

O processo de comercialização das sementes é também uma parte importante da atuação da Soesp, que tem a preocupação em assegurar que todas as necessidades dos clientes sejam atendidas. Sendo assim, possui uma equipe técnica altamente qualificada em todo o território nacional, também presente fora do país, garantindo a excelência comercial e satisfação do cliente.

Dessa forma, com uma equipe de vendas composta por mais de 10 pessoas, a empresa sentia a necessidade de ter mais controle nos processos de avaliação de crédito e nas informações registradas sobre a base de clientes.

A necessidade de obter mais precisão e integração no gerenciamento dos processos comerciais, portanto, fez com que a empresa chegasse até o Procedo.

Segundo relatou Evaldo Rodrigues, Analista de TI da Soesp, antes de utilizarem a solução Procedo, a empresa possuía uma ferramenta web muito limitada, que não lhes garantia segurança no controle de dados, causando frequentes retrabalhos e falhas no processo.

Quando foram apresentados à solução, enxergaram na Procedo a chance de ter um sistema com tecnologia avançada e que garantisse mais segurança no registro de dados, facilitando a gestão do processo comercial da empresa como um todo, e de todos os departamentos relacionados à execução dos projetos. 

A solução

Com uma ferramenta que conta com funcionalidades exclusivas e desenvolvidas especificamente para atender às necessidades da Soesp, a parceria já dura três safras. A cada colheita, novas melhorias são desenvolvidas para se adequar cada vez mais aos fluxos de trabalho da empresa. Segundo Evaldo, esse é um grande diferencial, já que até agora “a parceria só evoluiu”.

Com cerca de 30 usuários, atualmente a ferramenta garante a operação conjunta dos departamentos de Vendas, Financeiro e T.I., além de também ser integrada com o sistema ERP utilizado pela Soesp, o Datasul.

A vantagem disso é que todos os dados registrados na solução Procedo, provenientes de todos os departamentos envolvidos com o processo de vendas, como avaliação de crédito, prestação de contas da equipe de vendas e todas as outras informações pertinentes são automaticamente transferidas para o ERP, responsável por realizar os controles financeiros e contábeis da empresa.

Isso evita um grande retrabalho, pois não é necessária uma rotina de transferência, para o ERP, dos dados que são registrados na solução Procedo.

A implantação

Segundo relatou Evaldo, o andamento da implantação da solução ocorreu sem traumas, e levou cerca de seis meses para ser concluído, desde o fechamento do contrato até a entrega e treinamento dos usuários.

Foram necessárias algumas adaptações na forma como eram realizados os fluxos de trabalho até então, para se adequar às melhorias que a ferramenta proporciona. Mesmo assim, adaptar a equipe à nova rotina também não foi um problema. Segundo ele, o treinamento ocorreu de maneira tranquila, com o time de suporte sempre à disposição para ajudá-los no que fosse preciso.

Quanto ao suporte, a empresa também demonstra estar muito satisfeita. Com contato diário, a equipe atende a todas as solicitações com grande conhecimento e eficiência, permitindo que uma solução exclusiva fosse desenhada ao longo desses anos de parceria.

Resultados

Após cerca de três anos de uso, é possível notar a satisfação da Soesp com os resultados que a solução Procedo tem proporcionado. Como relatou Evaldo, a ferramenta ajudou a criar o hábito, na equipe, de ter maior controle dos processos realizados, evitando retrabalhos por falta de registros.

Além disso, a solução também possibilita reunir todas as informações relevantes em um só lugar, permitindo registrar todo o histórico dos clientes.

Uma das demandas que sofreu grandes melhorias, segundo Evaldo, foi a avaliação de crédito. Com o uso da ferramenta, as análises passaram a ser realizadas com muito mais agilidade e qualidade, garantindo mais segurança. As avaliações agora são feitas em maior quantidade, sendo muito mais criteriosas.

Parceria de sucesso

Demonstrando grande comprometimento e competência nesses anos de trabalho, a Procedo tornou-se uma grande parceira na história de sucesso da Soesp. Nas palavras de Evaldo: “Não é uma simples relação de fornecedor, mas sim uma relação de parceria em que existe muito comprometimento”.

Sendo um dos primeiros clientes e que se mantém desde então, a Soesp também é parte importante na trajetória da Procedo, que celebra o êxito dessa parceria que se fortalece a cada dia com o comprometimento e capacidade da equipe em sempre atender aos clientes da melhor maneira, unindo os esforços necessários para suprir todas as suas necessidades.

Essa é mais uma história que comprova o compromisso da Procedo em buscar melhoria contínua, capacitando sua equipe para oferecer o que há de melhor em tecnologia para que você também construa um relacionamento cada vez melhor com seus clientes.

Sua empresa pode ser nosso novo caso de sucesso. Quer saber como podemos te ajudar? Entre em contato conosco!

Sobre o autor

Ariane Harbekon

Ariane Harbekon

Marketing Response Representative da Procedo

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