Casos de sucesso

Entenda como o Procedo otimizou a gestão de processos da STi3

Ariane Harbekon
Escrito por Ariane Harbekon

Uma das primeiras empresas parceiras da Procedo, a STi3 está no mercado desde 2005, dedicando-se ao desenvolvimento, implantação e suporte técnico de softwares para gestão e automação comercial, atendendo a todo o estado de São Paulo, além de várias outras regiões do Brasil.

Trazendo ao mercado corporativo as mais novas tecnologias em desenvolvimento de softwares, a STi3 atua como consultora e provedora de soluções para negócios de varejo como restaurantes, padarias, mini-mercados, lojas de calçados, roupas e comércio em geral, ajudando a reduzir custos operacionais, integrar departamentos, auxiliar na tomada de decisões e manter um relacionamento satisfatório com seus clientes por meio dos sistemas de gestão.

Você pode estar se perguntando como uma empresa desenvolvedora de softwares é um dos casos de sucesso do uso do software Procedo, e esse é um ponto interessante que falamos com frequência.

A STi3 desenvolve sistemas de gestão do tipo ERP que, por meio de módulos específicos por departamento, ajudam as empresas a manter controle administrativo, contábil e fiscal dos processos que realizam. Já o Procedo é um software CRM que integra Vendas + Projetos, especializado na gestão do relacionamento com clientes e prospects, otimizando, portanto, tudo o que envolve gestão comercial e de projetos, e por isso um não interfere no outro, muito pelo contrário. 

3 anos de parceria

Como relata Ricardo Pascucci, Gestor de Negócios da STi3, a parceria com a Procedo começou há cerca de 3 anos, a partir da indicação de uma consultoria de vendas que identificou a necessidade de garantir qualidade nos registros do que era realizado no processo comercial da empresa.

Segundo Ricardo, antes do uso do Procedo os registros eram todos realizados manualmente por meio de planilhas que não eram utilizadas em cem por cento dos casos, impossibilitando que a empresa mantivesse uma base de dados confiável e de fácil acesso – um erro que ainda vemos acontecer com frequência no mercado.

Dessa forma, após formalizar o processo de vendas com reformulações propostas a partir da consultoria, a empresa foi em busca de uma solução que garantisse segurança e facilidade no registro e acesso aos dados em uma única plataforma, otimizando, portanto, a gestão do processo comercial e de todos os departamentos relacionados. Como já haviam recebido a indicação da Solução Procedo, sabiam que a ferramenta poderia ajudá-los a otimizar seus processos de gestão. 

Atualmente, com usuários dos departamentos de Vendas e Suporte interagindo através da ferramenta, a empresa utiliza a solução para a gestão comercial e também de projetos. Uma vez que a venda, no caso da STi3, implica num projeto de implantação e treinamento do software que desenvolvem, assim que acontece o fechamento da venda a demanda é transferida, através do sistema, para a área de Customer Success, responsável pela implantação e treinamento de novos usuários dos sistemas STi3.

Segundo Ricardo, como esse processo acontece em fases, o andamento do projeto é monitorado através do apontamento de horas de cada etapa, também registradas através da ferramenta.

A implantação

Classificando o suporte Procedo como “nota 10”, Ricardo relata que a adaptação da empresa ao uso da ferramenta aconteceu de forma bem tranquila. Segundo ele, a implantação da solução se desenvolveu paralelamente ao trabalho da consultoria, permitindo, portanto, que tudo o que estava sendo desenvolvido pudesse ser diretamente aplicado à ferramenta: “Estávamos tendo a consultoria e realizando a formatação do processo de vendas, e aplicando tudo o que estávamos formando, na empresa, já com o CRM”.

Nesse contexto, segundo Ricardo os usuários também não enfrentaram problemas para se adaptar a nova tecnologia adotada pela empresa, graças a interface amigável do sistema, que se ajustou facilmente às particularidades do negócio –“foi excelente o processo de implantação, os usuários se adaptaram muito bem”, relata. 

Principais ganhos

Segundo Ricardo, os principais ganhos obtidos com o uso da solução Procedo estão ligados a centralização das informações em uma única plataforma, pois tudo passou a ser compartilhado entre todos os membros da equipe, favorecendo a gestão compartilhada dos projetos. Em suas palavras, “hoje qualquer pessoa da empresa consegue saber em que fase está cada oportunidade, e o que está acontecendo em cada uma”.

Tudo isso possibilitou à empresa maior organização nos processos, e um avanço no desempenho da gestão comercial, impactando positivamente os resultados em vendas.

Além disso, a confiabilidade dos dados também foi impactada com o uso da ferramenta, uma vez que todos os passos realizados – desde a prospecção até a execução e entrega do projeto – estão registrados na plataforma e disponíveis para todos os membros envolvidos com cada projeto.

Resultados

Como é possível perceber a partir dos relatos de Ricardo, a adoção da solução nos processos da STi3 representa mais do que apenas a informatização dos dados, mas também uma parceria que só é possível por meio dos esforços da Procedo em atender a todas as particularidades da empresa. 

E nesse ponto está uma das principais vantagens da adoção do Procedo: ao invés de adquirir softwares engessados e que dificilmente aderem cem por cento ao processo de sua empresa da forma como é realizado, você tem a possibilidade de utilizar uma ferramenta que possui a facilidade de ser adaptada de acordo com a realidade de seu processo comercial e as etapas de cada projeto.

Uma parceria de sucesso de mais de 3 anos é mais um caso que comprova o compromisso da Procedo em oferecer o que há de melhor em tecnologia para que você também consiga oferecer o melhor desempenho de sua equipe para seus clientes.

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Sobre o autor

Ariane Harbekon

Ariane Harbekon

Marketing Response Representative da Procedo

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