Gestão

Como conquistar sinergia empresarial entre a área de TI e vendas?

Sinergia empresarial
Escrito por João Paulo Beluca

De acordo com o dicionário, a palavra sinergia pode ser definida como “ato ou esforço simultâneo de diversos órgãos ou músculos; ato ou esforço coletivo = cooperação”. De origem grega, sinergia é a palavra que, nos últimos anos, passou a fazer parte do mundo empresarial.

Podemos dizer que a sinergia empresarial nada mais é do que a cooperação de uma equipe como um todo, seu esforço coletivo sendo utilizado para superar os desafios e atingir as metas propostas. Uma equipe sinérgica pensa da mesma forma e age de uma maneira harmoniosa, sendo extremamente benéfica para a organização.

Mas você sabe como conquistar a sinergia empresarial entre a área de TI e vendas? Continue a leitura deste artigo e veja dicas de como alcançá-la!

Escute as opiniões e ideias de todos os funcionários

Em um ambiente empresarial, muitas questões importantes são resolvidas no dia a dia. Inúmeras decisões são tomadas e, querendo ou não, elas podem ditar o ritmo de atuação da empresa  e dos seus negócios.

Por isso, é fundamental que você escute as opiniões e ideias de todos os funcionários. Muitos deles, infelizmente, não se sentem à vontade para opinarem ou fazerem sugestões durante uma reunião, por exemplo. Tal fato acontece pelo medo que esses funcionários têm da aceitação de suas ideias pelos seus superiores. 

Assim sendo, é imprescindível que você se mostre aberto a novas opiniões e discuta o ponto de vista de cada um dos colaboradores, mostrando que vocês estão juntos na busca por melhorias na empresa. 

Agrupe as repartições

Outra maneira de conquistar a sinergia empresarial se dá a partir do agrupamento das repartições. Assim, a comunicação ocorrerá de uma forma mais natural, evitando ruídos que podem interferir no andamento das atividades da empresa

Agrupar as repartições dentro de uma empresa também fará com que as pessoas possam interagir mais umas com as outras, se tornando cada vez mais colaborativas com os processos empresariais. Um benefício direto dessa interação pode ocorrer por meio do surgimento de novas ideias, advindas de profissionais de outras repartições.

Promova a cooperação

Cada colaborador tem suas responsabilidades e atribuições dentro de um projeto e devem ter ciência da importância do seu papel no processo produtivo. Porém, é importante também que os funcionários tenham liberdade suficiente para solicitar ajuda, quando necessário.

O senso de cooperação e colaboração devem sempre estar presentes no dia a dia de um ambiente empresarial. Afinal, não basta que um funcionário realize sua função e aguarde, de braços cruzados, que a empresa obtenha o resultado esperado, não é mesmo? 

Solicite feedbacks

O feedback é uma excelente maneira de garantir que os processos internos estejam ocorrendo da melhor maneira possível. Além disso, os feedbacks podem ser responsáveis por ajustar alguns problemas que podem estar atrapalhando a produtividade e o desempenho dos funcionários. 

Use a tecnologia

A tecnologia pode ser um grande auxiliar na busca da sinergia empresarial. Existem softwares CRM disponíveis no mercado capazes de controlar a venda e a gestão de projetos

O diferencial desse software se encontra nas funcionalidades para controle e prestação de contas de consultorias e um acompanhamento detalhado dos projetos, facilitando a integração entre a área de TI e a área de vendas de sua empresa. 

Conquiste a sinergia empresarial

Escutando as opiniões e ideias de todos os funcionários, agrupando as repartições de sua empresa, promovendo a cooperação, apostando em softwares CRM adequados e solicitando feedbacks constantes será possível conquistar a sinergia empresarial. 

As áreas de TI e vendas, por exemplo, necessitam muito dessas ações, uma vez que esses dois setores possuem inúmeros pontos de interesse em comum. Além disso, a sinergia empresarial será altamente benéfica para sua empresa, pois algumas de suas contribuições se darão em relação aos custos e riscos da empresa, afetando, também, sua lucratividade

Sendo assim, é imprescindível que você não meça ações para conquistar a sinergia empresarial, principalmente entre a área de vendas e TI. A gestão de projetos também será uma grande beneficiada da implantação desse processo. 

Gostou do nosso artigo? Quer se manter informado sobre esse assunto? Então assine nossa newsletter e não perca nenhum dos nossos conteúdos!

Sobre o autor

João Paulo Beluca

Deixar comentário.