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Conquistei novos leads: que fazer agora? Descubra aqui!

Escrito por João Paulo Beluca

A geração de novos leads é uma etapa importante para o crescimento de um negócio. Eles representam oportunidades, potenciais clientes que podem ter ótimas experiências com sua marca, tornando-se clientes fidelizados. Porém, muitas empresas não sabem o que fazer depois de conquistar esses leads e acabam não chegando ao fechamento. É um erro que pode colocar todo o seu trabalho em risco.

Por isso, no post de hoje vamos falar sobre o que fazer depois que sua marca conquista novos leads. Confira!

Qual é a importância de gerar novos leads?

Gerar leads é um objetivo em comum de todos os empreendedores. Quando um mero desconhecido visita o seu site ou algum de seus domínios, ele se transforma em um visitante. Porém, ele ainda não forneceu dados suficientes para criar um relacionamento e se transformar em um potencial cliente.

Com as técnicas de conversão, como as landing pages, os visitantes serão transformados em leads. Esses potenciais clientes já demonstraram o interesse nas suas soluções e, agora, necessitam de informações para embasar sua decisão de compra.

Com essa nutrição de informação, os leads serão transformados em clientes e, se bem trabalhados, podem virar promotores da marca.

O que descrevemos é a jornada de compra, passando de um mero desconhecido até um promotor. Mas para que todo esse caminho seja percorrido e que esse potencial cliente não seja perdido, cada fase deve receber a atenção devida, entendendo as suas necessidades.

Como fazer a nutrição dos leads?

Você entendeu a jornada de compra, já identificou cada estágio e sabe a importância de gerar os potenciais consumidores para sua marca. Mas como fazer a nutrição correta dos novos leads, de forma a encaminhá-los para a próxima fase? É o que vamos demonstrar agora, com uma lista de 6 dicas. Vamos lá?

1. Crie uma página de agradecimento

Na landing page o visitante será convidado a fornecer seus dados em troca de uma oferta. Pode ser o acesso a um e-book, teste de um aplicativo, demonstração de um produto etc. Depois que ele preencher o formulário, direcione-o a uma página de agradecimento.

Algumas empresas colocam o agradecimento na própria landing page, mas isso não é muito interessante. Nessa página é interessante deixar o foco no formulário, tirando as opções de menu do site e outros caminhos.

Já na página exclusiva de agradecimento você pode colocar o menu, inclusive os links de conteúdos e ofertas do seu site. Com isso, já será possível encaminhar o novo lead para a próxima fase da jornada.

2. Entregue o que o lead deseja

O fornecimento dos dados pelo visitante se faz como uma troca. Ele disponibiliza as informações e você envia um conteúdo ou outra oferta. Então, se ele já passou os dados, cumpra a sua parte do combinado!

Se você utilizou uma chamada convidando o potencial consumidor a baixar um conteúdo, por exemplo, disponibilize o arquivo logo em seguida ao preenchimento do formulário. Se você pediu os dados para que a empresa entre em contato, na página de agradecimento deixe claro o prazo que o responsável fará uma ligação ou enviará um e-mail.

3. Acompanhe seus leads

Simplesmente criar novos leads e não os acompanhar pode não gerar os resultados esperados. Como dissemos, a geração é apenas uma das etapas e cada fase merece total atenção.

Para gerenciar seus leads, criar uma segmentação é interessante. Você pode agrupá-los de acordo com o conhecimento e estágio da jornada. Assim, sua empresa conseguirá enviar os conteúdos certos, encaminhando os contatos para as próximas fases.

4. Mantenha constante a nutrição

A nutrição dos leads com os conteúdos relevantes é essencial para que eles passem dessa fase e se transformem em clientes. O mercado mudou muito nos últimos tempos. Nós, como consumidores, buscamos todas as informações necessárias antes de fechar uma compra.

Nas redes sociais, por exemplo, é possível encontrar vários relatos de experiências de compra com marcas, onde os clientes externam suas opiniões, positivas ou não. Então, você pode usar esse canal para fazer a nutrição.

O blog também é uma excelente ferramenta para publicar os conteúdos. Criando materiais para todas as fases da jornada, seus contatos podem tirar as dúvidas e caminhar em direção ao fechamento.

5. Utilize o e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ótima opção para manter a nutrição dos novos leads. Essa técnica é uma das mais antigas, mas ainda é uma das mais eficazes.

Utilize as mensagens para encaminhar conteúdos e ofertas exclusivas, apresentar as novidades da marca e manter um relacionamento próximo com o público.

Lembre-se de atentar para criar mecanismos garantindo uma boa taxa de abertura dos e-mails. O assunto, por exemplo, deve ser algo que chame a atenção dos leitores e convide-os a abrir a mensagem.

Tome cuidado também com o conteúdo da mensagem, para que essa não seja confundida com spam.

6. Faça um ótimo fechamento

Você atraiu desconhecidos para o seu site, converteu os visitantes em leads e agora quer que eles fechem uma compra. É o momento de gerar lucro para o negócio!

Se você fez todo o caminho correto, não pode ser agora que você vai negligenciar as oportunidades e perder seus leads, não é mesmo? Por isso o fechamento deve ser trabalhado com todo o cuidado possível. Afinal, o seu potencial cliente já tomou a decisão de compra!

Então, analise o seu site, verifique se todas as soluções estão acessíveis, inclusive o estoque dos produtos, se for o caso. Mantenha as informações necessárias à disposição. É interessante criar canais de comunicação, possibilitando que o lead tire suas dúvidas com agilidade.

Essa preocupação com a experiência de compra pode facilitar o fechamento e até iniciar a próxima etapa, de encantamento dos clientes para se transformarem em promotores da marca.

Então, vamos transformar os novos leads em clientes?

Como vimos em nosso artigo, a geração de novos leads garante o crescimento do negócio. Porém, é preciso saber o que fazer com eles, para que prossigam na jornada de compra e possam se transformar em clientes e, posteriormente, até em promotores da marca.

Para que tenha sucesso nesse trabalho crie uma página agradecendo o lead por ter disponibilizados seus dados de contato, entregue a promessa que você fez e mantenha o acompanhamento. Crie um fluxo de nutrição constante. Uma boa dica é utilizar o e-mail marketing. Depois de tudo isso, concentre-se no fechamento. Ele é o momento de transformar todo esse trabalho em lucro para o negócio!

Seguindo todas essas dicas você será capaz de trabalhar bem os seus novos leads e garantir que as oportunidades sejam aproveitadas.

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João Paulo Beluca

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