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Entenda o poder da visão 360º no relacionamento com o cliente

Entenda mais sobre a visão 360º no relacionamento com o cliente.
Escrito por João Paulo Beluca

“Conhecimento é poder”. Até pouco tempo atrás, poderíamos dizer que essa frase era uma verdade inquestionável. No entanto, com a quantidade e facilidade de informações disponíveis, o conhecimento só passa a ter valor quando colocado em prática, especialmente quando essa prática é melhorar o relacionamento com o cliente.

O consumidor está cada vez mais consciente, realizando pesquisas e avaliando fatores que vão além do preço antes de efetuar uma compra. Para conseguir criar e manter um relacionamento, a empresa precisa conhecer a fundo o cliente, e é aí que entra a visão 360°.

Ainda não conhece? Então continue a leitura e descubra neste artigo o que é visão 360° e por que ela é importante!

O que é a visão 360°

É uma técnica de avaliação de desempenho que visa contribuir no aperfeiçoamento do relacionamento com o cliente. Desenvolve competências para seus colaboradores, sendo uma das grandes ferramentas de gestão estratégica de pessoas.

Na avaliação 360º, o colaborador recebe feedbacks diversos de forma simultânea e de todos os que estão em seu redor — por isso a expressão 360º. Além dos superiores, a avaliação pode ser realizada pelos clientes (internos e externos), subordinados e pares, além de também ser válida a avaliação que o colaborador faz de si mesmo.

O objetivo é a melhoria contínua do desempenho do colaborador e, consequentemente, a melhoria no relacionamento com o cliente. Agora que você já conhece o conceito, veja como ele pode ajudar ao se relacionar com os clientes.

Como ajuda no relacionamento com o cliente

Para que uma empresa consiga se relacionar e engajar os clientes, eles precisam entender que o valor do produto ou serviço é muito maior que o preço. Para isso, é preciso se comunicar de forma efetiva. E como fazer isso sem conhecer o cliente?

A visão de todas as perspectivas das necessidades dos clientes possibilita criar e ajustar os produtos e serviços, oferecendo soluções mais assertivas e tendo acesso a todo o histórico do cliente em uma linha do tempo. Além disso, o momento atual possibilita olhar o passado para repensar o futuro.

De que forma gera fidelização

O primeiro fator a ser considerado é que o cliente se sente importante por participar na melhoria dos produtos e serviços. Esse senso faz com que ele se engaje com a empresa e se torne fiel.

A comunicação personalizada e a oferta das soluções certas no momento certo gera aproximação, aumenta as vendas e fideliza a sua clientela.

Por que eleva a qualidade da equipe

A visão 360º também atua diretamente na capacitação dos colaboradores, que estarão mais cientes de suas potencialidades e falhas. Esse autoconhecimento possibilita que os profissionais possam direcionar melhor a sua carreira e investir no desenvolvimento de habilidades.

O resultado são colaboradores mais motivados e produtivos, e clientes mais satisfeitos pelo atendimento diferenciado e melhores resultados.

Como atua aliada a um CRM

Controlar todas as interações com os clientes de forma manual é praticamente impossível, dada a quantidade de informações. Contar com um software CRM é vital para ter uma visão 360° do cliente.

O software coleta de forma automática toda a interação com o cliente, contatos realizados, e-mails enviados e se foram lidos, produtos comprados, nível de satisfação etc. Outra grande vantagem é o colaborador saber onde o cliente está na jornada de compra e motivá-lo a chegar ao estágio final do funil.

Como vimos, a visão 360º facilita e otimiza o relacionamento com o cliente por aumentar o nível de conhecimento, gerar fidelização e elevar a qualidade da equipe. Para tornar o processo ainda mais produtivo, utilize a tecnologia, como um software de CRM, e alcance os resultados desejados.

Gostou das dicas mas não sabe como pode implantar em sua empresa? Fale conosco que teremos o maior prazer em ajudar!

Sobre o autor

João Paulo Beluca

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