Projetos

O andamento do projeto não está indo como imaginava, e agora?

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Escrito por João Paulo Beluca

Gerenciar projetos é uma tarefa que pode ser extremamente satisfatória, mas apresenta eventuais desafios. Muitas vezes, alinhar aquilo que o cliente define como necessidade com as melhores formas de se realizar um processo pode exigir muita criatividade e experiência.

Entretanto, por melhor que seja o profissional, todos estamos sujeitos a certos imprevistos. E, quando o assunto é o andamento do projeto, ninguém quer que as coisas saiam do controle. Ainda assim, às vezes acontece.

Por isso, mostraremos aqui o que fazer para driblar os problemas quando o plano A parece não funcionar. Confira!

Converse com o cliente

Uma prática que todo profissional deveria ter, quando trabalha com projetos estipulados em parceria com o cliente, é a de manter comunicação constante e aberta entre as partes. O ideal é que essa conexão esteja presente durante todo o processo, desde seu início até depois de finalizado.

Mantendo o cliente atualizado sobre o andamento do projeto, você oferece maior tranquilidade para que ele confie no seu trabalho, além de estar a par dos obstáculos que vão sendo ultrapassados. Em caso de um eventual contratempo, o cliente terá mais facilidade para entender a situação e auxiliar no que for possível.

Se essa não era parte integrante dos seus projetos até o surgimento de um problema, não se desespere. O primeiro passo é informar o cliente, da forma mais clara possível, a situação real do projeto.

Essa transparência dará mais liberdade para que sua equipe realize um trabalho eficaz e coloque o projeto nos eixos.

Crie uma força-tarefa interna

Quando um projeto passa por certos imprevistos, o problema mais comum é o atraso. Além disso, a situação pode envolver um desalinhamento com o resultado esperado. Em alguns casos, até mesmo um erro no dimensionamento daquilo que se buscava.

Para informar o cliente sobre a situação, é interessante apresentar, ao mesmo tempo, um plano de ações para que ele faça uma avaliação. Afinal, ele não espera contratar alguém para dizer a ele que não sabe como resolver um problema.

Muitas vezes, a melhor opção é criar uma força-tarefa interna. Aplicar os melhores profissionais disponíveis na busca de soluções para o problema em questão e investir em tempo para que eles trabalhem nisso.

Com um bom planejamento e boas ideias, um novo rumo pode ser tomado e o resultado, enfim, alcançado.

Busque inovação constante

Uma característica importantíssima para qualquer empresa que busca atender bem às necessidades dos seus clientes é ser inovadora. Desenvolver maneiras mais eficazes de realizar projetos — e, com isso, economizar tempo e dinheiro — faz parte da rotina de um time inovador.

Quando lidamos com um projeto que não está seguindo como esperado, novas ideias são sempre bem-vindas. Mantenha canais de comunicação abertos entre todos os profissionais envolvidos e os líderes dos projetos. Aqueles que estão diretamente nos projetos são os que possuem mais informações para proporem uma alternativa eficaz.

Lembre-se: se essa comunicação é bem desenvolvida no dia a dia da empresa, criando um ambiente inovador, a frequência com que as ideias surgem é maior, aumentando as possibilidades de ação em caso de imprevistos em quaisquer processos.

Invista em um ambiente no qual todos sejam ouvidos e, com o tempo, serão raros os problemas relacionados ao andamento do projeto.

Gostou das dicas sobre como lidar com o andamento do projeto? Então veja também quais são as características de um bom negociador!

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Sobre o autor

João Paulo Beluca

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