Projetos

Passo a passo: aprenda como melhorar gestão de tempo em projetos

Passo a passo
Escrito por João Paulo Beluca

O tempo é um dos pilares de qualquer projeto, já que sempre haverá um prazo a cumprir e um cronograma a seguir, independentemente do tipo de trabalho ou serviço que será desenvolvido.

Um dos principais aspectos de qualidade das entregas é a gestão de tempo. Para garantir o sucesso do trabalho e a pontualidade, é importante ter o controle de todas as atividades e resultados de forma iterativa.

Mas como é possível fazer tudo dentro do prazo e mantendo a viabilidade no negócio? Confira neste artigo 7 dicas para melhorar a gestão de tempo no seus projetos. Com essas sugestões, você vai diminuir as falhas de processo e ampliar a lucratividade!

1. Organize-se

O primeiro passo para administrar melhor os prazos é se organizar, planejando a duração de cada atividade para manter o cronograma o mais fiel possível à realidade. Assim, você consegue identificar se alguma tarefa está atrasada e se pode ser um gargalo.

2. Utilize um sistema de gerenciamento de projetos

Softwares de gerenciamento minimizam os riscos da falta de comunicação entre as áreas e aumentam o comprometimento de todos envolvidos. Com isso, haverá otimização do tempo e dos recursos, o que aumentará a margem de lucro.

3. Ponha em prática o conhecimento do PMBOK

O PMBOK é um guia de boas práticas de gerenciamento de projetos e oferece diretrizes para processos e etapas. Com ele, você pode colocar em prática as técnicas e ferramentas para garantir a qualidade do trabalho, desde o planejamento até o controle e monitoramento das tarefas.

4. Não deixe atividades para depois

Diga não à procrastinação. Não adie o que deve ser feito agora. Isso gera atrasos no projeto e aumenta os riscos em outras áreas. Um ponto fundamental da gestão de tempo é controlar o cronograma, mantendo as atividades conforme o programado.

5. Delegue responsabilidades

Uma excelente atitude para economizar prazo e gerir melhor as entregas dos projetos é compartilhar responsabilidades e delegar tarefas para outras pessoas conforme a disponibilidade de cada membro da equipe.

6. Avalie constantemente o projeto

Entre as tarefas mais importantes da gestão de tempo está o monitoramento e controle do cronograma. É preciso avaliar possíveis atrasos para que se possa, o quanto antes, tomar medidas para evitar estourar o prazo de entrega.

7. Amplie os canais de comunicação

Outro fator fundamental no gerenciamento de projetos é a comunicação entre os envolvidos. Ao trocar informações, diminui-se o risco de haver retrabalho ou interpretações equivocadas sobre o que é responsabilidade de cada funcionário.

Os softwares de gerenciamento podem ajudar também nesse ponto, já que os registros são compartilhados e todos ficam informados sobre o andamento do projeto.

O atraso nas entregas é um dos principais desafios dos gerentes. Ao administrar bem o cronograma, o gestor ganha em produtividade e aumenta a margem de lucro, além de manter o foco em questões mais importantes do dia a dia. Com as dicas apresentadas neste texto, você vai conseguir melhorar a gestão de tempo nos seus projetos.

Quer ter acesso a mais conteúdo sobre este tema? Então assine a nossa newsletter!

Sobre o autor

João Paulo Beluca

Deixar comentário.