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Perfil do profissional de TI: o que é melhor para minha empresa?

Perfil do profissional de TI
Escrito por João Paulo Beluca

A área de tecnologia da informação (TI) tem evoluído continuamente, e nos últimos tempos migrou da posição de apoio administrativo para um lugar de destaque entre as áreas estratégicas do negócio.

Em função disso, o perfil do profissional de TI também se modificou, requerendo novas habilidades para corresponder ao novo patamar de desempenho que passou a ser cobrado.

Ficou curioso? Quer conhecer esse novo perfil do profissional de TI? Então, siga firme na leitura deste post e entenda o que é melhor para a sua empresa.

Ter conhecimento em recursos de gestão de TI

As metodologias, padrões e ferramentas de gestão, tais como SCRUM, ITIL, COBIT, PMBOK, ISO 20000, ISO 27001 e os softwares de gestão de projetos são recursos imprescindíveis na vida do profissional de TI.

O adequado conhecimento desses recursos permite adotar boas práticas de gestão consagradas no mercado mundial. Com isso, o profissional de TI fica apto a melhorar significativamente o seu desempenho e gerar bons resultados.

Dominar os recursos de mobilidade corporativa

A tecnologia móvel invadiu o mercado de TI, viabilizando a mobilidade corporativa e facilitando a vida dos usuários de informática.

Agora, mais do que em qualquer tempo, os produtos e serviços de TI precisam estar disponíveis em escala 24 x 7, ou seja, acessíveis de forma fácil, rápida e intuitiva, a qualquer hora e de qualquer lugar.

Usar a IOT a seu favor

Outro aspecto tecnológico relevante é a crescente conectividade de diversos objetos com a internet, a chamada IOT (internet das coisas).

Já existem sistemas inteligentes de monitoramento e gerenciamento remoto via internet para semáforos, sistemas de iluminação pública (redes elétricas Smart Grid), sistemas de vigilância, ônibus e trens urbanos, que são conectados a sensores especiais.

Nesse cenário, o profissional de TI é o protagonista e deve aproveitar essa tecnologia para gerar vantagem competitiva para a sua empresa e seus clientes.

Ter foco em solução

No passado, o profissional de TI estava presente nas empresas somente para resolver problemas operacionais ou de infraestrutura de hardware e software.

Hoje em dia, o cliente busca agilidade no gerenciamento e controle de dados, assim como a garantia da preservação desses dados. Agora o foco desse profissional tem que sair do problema e se direcionar para a oferta de soluções que geram valor para os clientes.

Gerenciar o conhecimento

Participar de grupos de estudo, feiras, seminários, congressos e cursos, assim como ler livros são formas de manter-se atualizado.

Na área de TI, a dinâmica de surgimento de novos conhecimentos é extraordinária, por isso gerenciar o próprio conhecimento é indispensável para estar sempre na vanguarda dos acontecimentos e se tornar “top of mind” quando o seu cliente pensar em tecnologia da informação.

Saber vender

Não adianta ser uma sumidade no conhecimento de TI e ter produtos e serviços fantásticos se você não sabe como promover e vender tudo isso.

Não é fácil encontrar profissionais de TI com essa habilidade, mas é plenamente possível capacitá-los por meio de aplicativos de acesso a plataformas de treinamento on-line. A sinergia entre TI e vendas é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

O perfil do profissional de TI mudou: ele tem que dominar recursos tecnológicos, de gestão e vendas, de modo que possa prestar suporte adequado e até encantar os clientes oferecendo soluções valiosas para as suas necessidades.

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Sobre o autor

João Paulo Beluca

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