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Software CRM: 5 dicas para utiliza-los em projetos!

CRM em projetos
Escrito por João Paulo Beluca

A modernização das principais atividades do nosso dia a dia vem alterando a maneira como realizamos negócios e nos relacionamos. A revolução tecnológica que impactou nossas vidas também afetou o mercado de trabalho, neste contexto, saber utilizar um software CRM, tornou-se essencial para o sucesso de seus negócios.

As principais empresas começaram a exigir sistemas capazes de rastrear dados, fornecer relatórios e ajudar os profissionais a gerenciarem os projetos de uma forma mais simples e eficaz.

Nesse sentido, finalmente surgiu uma solução de CRM ligada à gestão de projetos. Esse tipo de sistema pode ser vantajoso para as empresas, minimizando os riscos, aumentando sua lucratividade e reduzindo alguns custos. Que tal ver 5 dicas para usar um software CRM em projetos? Continue a leitura!

1. Utilize um CRM on-line

Todas as principais inovações, em termos de tecnologia, podem ser utilizadas por meio da rede mundial de computadores. Utilizar um CRM on-line será de grande valia para seus projetos. Esta funcionalidade permitirá que os gerentes de projeto mantenham as principais informações armazenadas na nuvem, garantindo segurança e permitindo uma evolução mais rápida da plataforma.

Utilizando o cloud computing como opção de armazenamento, o gestor conseguirá realizar uma melhor gestão da informação, devido à sua centralização e ao fácil acesso. Além disso, deve-se ressaltar que o sistema de nuvem garante a proteção contra panes de computadores, invasão de hackers e outros danos que possam ocasionar a perda das informações.

2. Empregue o software CRM em sua rotina

Outra dica fundamental para usar CRM em projetos é empregá-lo em sua rotina. A escolha por aplicativos facilita a utilização de todos os recursos disponíveis, tornando o processo de gerenciamento mais simples e efetivo.

Tornar o uso do CRM uma rotina será extremamente vantajoso, devido à possibilidade de atualizar as informações em tempo real, enquanto se está no campo. Não é mais necessário reunir as informações mais importantes enquanto estiver com o cliente e separar um tempo para fazer o upload em sistemas. É necessário destacar também o ganho de tempo que os profissionais terão ao utilizar esse tipo de tecnologia frequentemente.

3. Faça follow up constantemente

O uso das agendas de papel está com os dias contados. As novas tecnologias já são capazes de gerenciar as tarefas de follow up de uma maneira mais eficaz e produtiva do que os procedimentos antigos.

Utilizando esses aplicativos o gestor do projeto conseguirá organizar tudo o que está agendado, ligações que devem ser feitas, reuniões, e-mails e tantas outras atividades, rotineiras ou não.

Os sistemas CRM permitem muito mais do que a simples organização das tarefas. É possível, por meio de soluções on-line, atualizar e remanejar as principais atividades, não necessitando estar de posse de sua agenda de papel ou voltar ao escritório para verificar seu calendário no computador, por exemplo.

4. Valorize o relacionamento com o cliente

O relacionamento com o cliente, em um ambiente de projetos, acontece por meio da emissão de relatórios periódicos e documentos que demonstrem como está o andamento das principais atividades do projeto.

O uso de um software CRM pode ser fundamental para valorizar esse relacionamento. É possível acompanhar o desenvolvimento das principais tarefas do projeto, utilizando relatórios completos contendo informações de alta relevância e fácil compreensão.

Sendo assim, quando o sponsor desejar saber como está o progresso do projeto, você terá essas informações na palma de sua mão, evitando o costumeiro desespero nesse tipo de situação, protegendo o empreendimento de erros que possam prejudicar sua imagem e a imagem de sua empresa.

5. Atente-se às opções do mercado

A última dica que damos para se usar um software CRM em projetos é: atente-se às opções do mercado. Procure por soluções que possam se adequar às suas necessidades e sejam realmente produtivas para o gerenciamento de seus projetos.

Existem softwares rígidos, de difícil utilização, que se tornam mais um problema do que uma solução. É necessário buscar por opções que possam aumentar a eficiência da equipe, proponha ações de controle de riscos e redução de custos, dentre outros. Dessa forma, todo o processo de gestão será automatizado, trazendo benefícios para a empresa e para o profissional em questão.

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João Paulo Beluca

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